INTRODUÇÃO
Este
trabalho trata da informatividade e situacionalidade no texto onde ambas estão
associadas, o grau de informação é médio de acordo com o conhecimento de mundo
das pessoas, e a compreensão do texto depende do repertório cultural do leitor.
Já a situacionalidade diz respeito a pertinência e relevância do texto quanto
ao contexto que ocorre , é quando o texto adequasse a situação sócio
comunicativa .
Em cada
texto encontram-se níveis diferentes de informatividade e situacionalidade,
segundo Travaglia e Koch (2004 p 87).
METODOLOGIA
Foi
realizada uma atividade com um grupo de crianças entre 10 e 11 anos que estão
cursando o 5º ano do ensino fundamental fase I, com duração de 2 horas.
Fomos
apresentadas pelo professor do grupo como pessoas que naquele momento estariam
compondo a equipe de educadores. Utilizamos o texto “A expulsão do Alceu” do
livro “O Pequeno Nicolau no Recreio” de Sempé Goscinny (Livraria Martins
Fontes).
Propusemos ao grupo que fizessem um círculo e em seguida uma das integrantes do nosso grupo fez uma leitura dinâmica para todos participantes. A tarefa era, com base na história do livro eles produzissem um texto pessoal contanto uma história real deles como se fossem em seus diários.
Nesse momento houve resistência em relação à escrita, as crianças traziam dificuldades particulares em relação à tarefa apresentada como:
Propusemos ao grupo que fizessem um círculo e em seguida uma das integrantes do nosso grupo fez uma leitura dinâmica para todos participantes. A tarefa era, com base na história do livro eles produzissem um texto pessoal contanto uma história real deles como se fossem em seus diários.
Nesse momento houve resistência em relação à escrita, as crianças traziam dificuldades particulares em relação à tarefa apresentada como:
Não sei escrever, não tenho criatividade, não escrevo nem nas aulas de
português, tivemos que apresentar para eles o quanto que eles deveriam sim ter
muitas histórias legais para contar, então, pedimos a eles que se organizassem
individualmente pelo espaço e se reservasse para a escrita. Havia um som
musical de fundo para facilitar o clima para a tranqüilidade.
Com um pouco de demora o grupo se organizou e escreveu os textos, ao concluírem a escrita voltamos para a roda e perguntamos se alguém gostaria de ler sua redação, apenas três pessoas leram.
Em seguida fizemos um bate papo sobre informatividade e situacionalidade dando exemplos e fazendo explicações e comparações que eles pudessem entender.
Com um pouco de demora o grupo se organizou e escreveu os textos, ao concluírem a escrita voltamos para a roda e perguntamos se alguém gostaria de ler sua redação, apenas três pessoas leram.
Em seguida fizemos um bate papo sobre informatividade e situacionalidade dando exemplos e fazendo explicações e comparações que eles pudessem entender.
Houve um intervalo e na volta para o salão reconstruímos a roda e pedimos para
eles com base nos seus textos e na nossa explicação reconstruíssem os textos.
Nesse momento as crianças já estavam mais envolvidas e sensibilizadas com a
atividade, então, foram mais acolhedores com a tarefa. Ao terminarem as redações
perguntamos novamente o que acharam da atividade, foi unânime a resposta, todos
gostaram muito, então pedimos para quem se sentisse a vontade lesse sua redação
para o coletivo, 80% dos participantes leram. Finalizamos a atividade
reforçando o quanto as redações deles estavam boas e agrademos a colaboração
que tiveram com o nosso grupo, eles responderam também com agradecimentos e
dizendo que gostariam de fazer essa atividade novamente.
ANÁLISE
![]() |
1º redação feita pela aluna A
|
![]() |
2º redação feita pela aluna A
|
CONCLUSÃO
Neste
trabalho realizamos a importante pesquisa e prática sobre a informatividade e
situacionalidade no texto, e considerando a proposta do nosso trabalho,
acreditamos ter atingido alguns objetivos, tais como: interesse dos alunos pela
leitura e produção textual e a concretização de todo o conteúdo que nos foi
ensinado em sala de aula.
É preciso ainda dizer, que esse trabalho abriu possibilidades para outros estudos, pois enxergamos que para trabalhar com este tema é necessário que saibamos que os participantes precisam de mais bagagem na sua trajetória formativa.
Com este estudo, acreditamos ter contribuído, mesmo que minimamente, pois observamos que os alunos obtiveram sucesso na compreensão do tema na redação posterior e com isso nosso trabalho obteve resultados importantes para o ensino/aprendizagem dessas crianças dando a eles uma nova oportunidade de conhecimento e experiência.
É preciso ainda dizer, que esse trabalho abriu possibilidades para outros estudos, pois enxergamos que para trabalhar com este tema é necessário que saibamos que os participantes precisam de mais bagagem na sua trajetória formativa.
Com este estudo, acreditamos ter contribuído, mesmo que minimamente, pois observamos que os alunos obtiveram sucesso na compreensão do tema na redação posterior e com isso nosso trabalho obteve resultados importantes para o ensino/aprendizagem dessas crianças dando a eles uma nova oportunidade de conhecimento e experiência.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
www.google.com
http://linguageminteracao.blogspot.com.br
http://houseofnessa.blogspot.com.br
http://pt.wikipedia.orgTravaglia e Koch (2004 p 87)
Livro O Pequeno Nicolau no Recreio (Goscinny, Sempé – Livraria Martins Fontes)
www.google.com
http://linguageminteracao.blogspot.com.br
http://houseofnessa.blogspot.com.br
http://pt.wikipedia.orgTravaglia e Koch (2004 p 87)
Livro O Pequeno Nicolau no Recreio (Goscinny, Sempé – Livraria Martins Fontes)
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