sexta-feira, 29 de novembro de 2013


OS PCN's NA SALA DE AULA

Introdução
Este trabalho trata sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecidos como PCN’s é uma coleção de documentos que compõe a grade curricular de uma instituição educativa.
Que propõe orientações gerais sobre o básico a ser ensinado e aprendido em cada etapa de escolaridade e tem por objetivo orientar o planejamento escolar, as ações de reorganização do currículo e as reuniões com professores e pais, levando em conta as diferenças étnicas e culturas brasileiras, tornando-se assim, adaptável a qualquer local e qualquer realidade escolar.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram criados por um grupo de educadores, onde se basearam na teoria de vários filósofos, entre eles Mikhail Bakhtin.


Metodologia
A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Maria de Lourdes Borges Bernal localizada na cidade de Santos.
Foram Reunidos seis alunos, entre 10 e 11 anos.
1° Foi entregue uma folha para cada aluno, e explicamos a proposta da atividade no qual era fazer uma redação sobre o tema abordado (Dengue).
2° Os alunos entenderam a atividade proposta e fizeram com êxito em base de seus conhecimentos.
3° Foi aplicado um vídeo para aprofundar melhor o conhecimento do texto.
4° Após o término do vídeo foram distribuídas novamente as redações anteriores, junto com outra folha. Pedimos para os alunos refazer as redações com base no que tinham assistido, já que o vídeo explicou claramente o assunto.


 





























Conclusão
Na parte que tange ao nosso estudo que é averiguar a capacidade do aluno de produzir, pensar, sendo capaz de interagir com o texto, notamos uma certa dificuldade a princípio, mas com o decorrer da aula, eles puderam assimilar de forma eficaz a atividade apresentada.
O próprio PCN sugere o domínio da linguagem como atividade discursiva e cognitiva, isto é, um objeto construído a partir de uma situação sócio discursiva e a referência como sendo a constituição de imagem ou representação desse objeto instalada no contexto, no caso o vídeo sobre os cuidados com a dengue.
Por isso é dever dos educadores conduzir o aluno a interação e a criação de textos.
Bibliografia:

www.novaescola.com.br


UNIBR- FACULDADE DE SÃO VICENTE
PEDAGOGIA – 2º SEM – TA
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
PROF. HÉLIO RODRIGUES JUNIOR

Maria Carolina, Maricélia P. Silva  e  Sueli Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário