OS PCN's NA SALA DE AULA
Introdução
Este trabalho trata sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, mais
conhecidos como PCN’s é uma coleção de documentos que compõe a grade curricular
de uma instituição educativa.
Que propõe orientações gerais sobre o
básico a ser ensinado e aprendido em cada etapa de escolaridade e tem por
objetivo orientar o planejamento escolar, as ações de reorganização do
currículo e as reuniões com professores e pais, levando em conta as diferenças
étnicas e culturas brasileiras, tornando-se assim, adaptável a qualquer local e
qualquer realidade escolar.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram criados por um grupo de
educadores, onde se basearam na teoria de vários filósofos, entre eles Mikhail
Bakhtin.
Metodologia
A pesquisa foi realizada na
Escola Municipal Maria de Lourdes Borges Bernal localizada na cidade de Santos.
Foram Reunidos seis alunos,
entre 10 e 11 anos.
1° Foi entregue uma folha
para cada aluno, e explicamos a proposta da atividade no qual era fazer uma
redação sobre o tema abordado (Dengue).
2° Os alunos entenderam a
atividade proposta e fizeram com êxito em base de seus conhecimentos.
3° Foi aplicado um vídeo
para aprofundar melhor o conhecimento do texto.
4° Após o término do vídeo
foram distribuídas novamente as redações anteriores, junto com outra folha.
Pedimos para os alunos refazer as redações com base no que tinham assistido, já
que o vídeo explicou claramente o assunto.
Conclusão
Na parte que tange ao nosso
estudo que é averiguar a capacidade do aluno de produzir, pensar, sendo capaz
de interagir com o texto, notamos uma certa dificuldade a princípio, mas com o
decorrer da aula, eles puderam assimilar de forma eficaz a atividade
apresentada.
O próprio PCN sugere o
domínio da linguagem como atividade discursiva e cognitiva, isto é, um objeto
construído a partir de uma situação sócio discursiva e a referência como sendo
a constituição de imagem ou representação desse objeto instalada no contexto,
no caso o vídeo sobre os cuidados com a dengue.
Por isso é dever dos educadores conduzir o aluno a
interação e a criação de textos.
Bibliografia:
www.novaescola.com.br
UNIBR- FACULDADE DE SÃO VICENTE
PEDAGOGIA – 2º SEM – TA
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL
PROF. HÉLIO RODRIGUES JUNIOR
Maria Carolina, Maricélia P. Silva e Sueli Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário