Este trabalho trata sobre O Texto na linguagem digital. Eles são mais interacionais, flexíveis, móveis, dinâmicos, e podem ser conectados virtualmente em qualquer lugar por diversas pessoas. Com a intenção de facilitar a redação da mensagem e garantir expressividade com o máximo de rapidez e emoção, usuários criam seus próprios códigos. “A linguagem adotada no mundo virtual requer habilidades de escrita rápida para essa geração net, o que cria uma solução intermediaria de comunicação” [...] (AMARAL, 2013, p.31). E o objetivo da pesquisa é discutir a cerca do conhecimento dos alunos em relação à diferença do uso formal ou informal da escrita durante a troca de informações no mundo virtual.
Metodologia
Esta atividade foi desenvolvida da seguinte forma:
1. Estivemos em uma instituição
de ensino privado, no município de São Vicente, onde abordamos 11 alunos, entre
9 a 10 anos, que cursam o 4º ano do ensino fundamental I;
2. Iniciamos a aula
perguntando se eles tinham Facebook e E-mail. Todos responderam que sim e
utilizam bastante, inclusive, para trabalhos escolares;
3. Entregamos para cada
criança, um impresso contendo a página do inbox do Facebook, e solicitamos que
eles fizessem uma conversa convidando um amigo para ir a sua festa de aniversário.
Ressaltamos que a escrita a ser utilizada, deveria ser a mesma que eles usam
nas redes sociais, durante o seu cotidiano;
4. Após todos entregarem
essa atividade, colocamos no quadro algumas abreviações que são mais usadas no
mundo virtual. A classe em conjunto, interagiu, ajudando a preencher a escrita
formal ao lado de cada sigla;
5. Depois explicamos que
a escrita informal utilizada no mundo digital, não está errada, porém, eles
devem estar atentos ao cotexto e a quem eles irão se reportar. Pois esses dois
fatores é o que vai determinar a necessidade da escrita formal ou informal;
6. Para concluirmos a
tarefa, distribuímos para os 11 alunos uma folha que possuía a página de um
e-mail. Propomos que escrevessem para uma autoridade, qualquer assunto que
fosse do interesse deles, mas sem esquecer da regra básica que falamos no item
anterior.
Figura 1: Atividades feitas pelos alunos.
Gráfico 1 - Antes da aplicação da atividade, 100% dos alunos já tinham
conhecimento sobre o que é texto na linguagem digital.
Gráfico 2 – Após as duas tarefas (inbox e e-mail), 100% dos alunos
compreenderam a proposta.
Considerando que a
professora já havia trabalhado esse conteúdo no bimestre passado com os alunos
e eles tinham uma boa noção do que era o texto na linguagem digital, sua
importância e diferenças. Percebemos que a nossa proposta serviu para enfatizar
ainda mais aquilo que os educandos já haviam aprendido anteriormente.
Acreditamos que, o fato dessas crianças estudarem em um
colégio particular e, esse oferecer acesso diário ao mundo virtual, a
compreensão desse conteúdo se torna mais fácil.
Referencia
AMARAL,
Sérgio Ferreira. Internet: novos valores
e novos comportamentos. In: SILVA, Ezequiel Theodoro (Coord). A Leitura nos
Oceanos da Internet. São Paulo: Cortez, 2003.
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