quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A Intencionalidade e a Aceitabilidade textual.



A inter-relação do autor, do texto e do leitor.

Sabemos que todos os textos são uma forma de comunicação e interação verbal, e é através dele que se dá a inter-relação entre o autor e o leitor.
Sempre que se constrói um texto o autor tem como função de entrar num processo que se chama enunciação, onde se coloca todo o seu conhecimento sobre o mundo.  Desta forma o autor constrói o texto para que assim, o leitor tenha como função captar suas intenções reais.
O texto é como uma ferramenta de comunicação e assim tem como objetivo, transmitir a principal ideia do autor no seu contexto e no momento, assim havendo a intencionalidade do autor e a aceitabilidade do leitor.
É sempre no ato da leitura que se interpreta e se compreende o que o autor nos quer passar, pois desta forma, o leitor buscará em sua memória tudo que se refere naquele assunto. Assim o leitor irá construir o sentido do texto, após ter feito a leitura, e assim também irá ativar seu conhecimento discursivo.
Para que possa ocorrer a interação entre eles, o leitor tem como função ter um conhecimento básico sobre o que o autor trata no texto, através de seu conhecimento linguístico, enciclopédico, interacionais e de mundo.

De acordo com PCN de Língua Portuguesa (1998, pp.69-70)

“A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência, e verificação, sem as quais não é possível proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido, permitindo tomar decisões diante das dificuldades de compreensão, avançar na busca de esclarecimentos, validar no texto suposições feitas.”





A intencionalidade e a aceitabilidade

O que podemos entender como intenção?
Podemos considerar uma intenção, como um conceito reservado, uma ideia sub - compreendida, como se fosse um propósito disfarçado.
A intencionalidade do autor é tudo aquilo que ele quer expressar através do texto. Para que o autor possa passar sua intenção sobre o texto, ele necessita de um conhecimento de tudo o que ele está escrevendo, porque na construção de um texto, é preciso que o mesmo contenha coerência e coesão, ou seja, ele deve ser um texto coerente e coeso para poder alcançar o objetivo comunicativo, pois em algumas das situações, considera-se necessário que o autor adote uma modelização da linguagem para que assim, obtenha melhor a compreensão do leitor, pois assim, o autor pode utilizar algumas “palavras chave” do mundo em que vive o leitor, dessa forma, o autor demonstra sua preocupação em assimilar-se com sua ideia principal.
Já na aceitabilidade, o leitor necessita um conhecimento prévio para avaliar o texto corretamente, dessa forma, ficando ao seu critério aceitar ou não a intenção real do autor. Pois consequentemente, é através de sua interpretação e interação que se pode dar o sentido a leitura, reconhecendo o que há de implícito ou explícito que contenham no texto.
De acordo com Koch, a aceitabilidade é uma contraparte da intencionalidade, pois ele nos deixa claro que para que se haja a aceitação é necessário que o autor, o texto e o leitor, estejam em constante interação.


 
Metodologia

Faremos a Leitura de um texto infantil Dinossauros Herbívoros, retirado do site, http://www.ideiacriativa.org/p/textos-infantis.html com crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental com a intenção de mostrar que o autor usa a intencionalidade para passar um conhecimento ao leitor. Levaremos o texto para um encontro em grupo, na residência da aluna Letícia, pois não conseguimos fazer a aplicação em sala de aula, por motivos burocráticos de algumas escolas, por isso optamos por fazer esse encontro com os alunos, assim falaremos sobre o texto e pediremos aos alunos que os interpretem.
Assim nesse encontro, formaremos também, uma roda de conversa e incentivaremos um a um, falando da importância da leitura. Depois disso passaremos o texto para que cada um possa ler individualmente, para que assim, cada um entenda, e de o sentido por meio da leitura e das informações que lhes foram dadas.
Passado esse momento, observaremos a narrativa de cada aluno, pois cada criança vive em constante construção de seu conhecimento, dessa forma, não são todas que possuem o mesmo entendimento e conhecimento. Perguntaremos a todas as crianças se elas entenderam sobre a intenção do autor, deixaremos que elas passem tudo para o papel, se aceitaram ou não e daremos as folhas para que elas possam fazer a dissertação.
 

Análise dos Resultados

Percebemos que com essa atividade aplicada, os alunos ficaram bem à vontade, mostrando interesse e pedindo muitas explicações, o assunto despertou muitos porquês dos alunos para nosso grupo, durante a atividade. A forma como o texto foi contado também chamou a atenção dos alunos, pois durante cada estrofe do texto, vinha acompanhada a explicação, assim facilitava mais para os alunos. Os alunos menores tiveram um pouco de dificuldade de compreensão, pois por serem menor, são mais impacientes e fica mais difícil para eles prestarem atenção, então tivemos que acompanhá-los nas leituras mais vezes e o processo foi um pouco mais demorado, pois cada um tinha uma visão diferente sobre o texto.
No entanto, conseguimos realizar a pesquisa com tranquilidade, força de vontade e muita dedicação.

 
    
Conclusão

Com o trabalho realizado, entendemos que a intencionalidade é a principal ideia a ser passada pelo autor, a principal ideia que o autor quer transmitir, mais para que isso ocorra, ele tem que ter todo o conhecimento específico sobre o assunto a ser tratado.
O leitor quando faz a leitura, através do seu conhecimento pode ou não entender o que o autor quer transmitir. Pois a intencionalidade do autor junto à aceitabilidade do leitor que vai proporcionar o entendimento do texto.
O leitor através do seu conhecimento pode ou não aceitar o que o autor quer se referir num texto, assim como os alunos que aplicamos a leitura, uns entendem, outros não, uns aceitam com rapidez, outros já precisam fazer a leitura uma ou mais vezes para entender e assim por diante, pois ninguém é igual a ninguém e cada um pensa e interage de forma diferente e cabe ao educador respeitar o limite de cada um de seus alunos e ter muita dedicação.

   

Referências Bibliográficas

KOCH, I.V & ELIAS, V.M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2ed. São Paulo: Contexto, 2008.


UNIBR - Faculdade de São Vicente  
Curso: Pedagogia 2ºA
Professor: Hélio Rodrigues Junior
Alexsandra Fernandes
Bianca Gonçalves
Cintia Helena da Silva Gonçalves
Clécia Aparecida Ozório da Silva
Cristina Luna de Oliveira

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