quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A Coesão Textual

A Coesão Textual

Discentes: Maria de Fatima Magalhães Pereira
                    Sandra Aparecida Soares Silva
                    Tânia Cristina Santos Teixeira
Docente: Hélio Rodrigues Junior

“Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz.  A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.”  Fernando Pessoa
       
Este trabalho trata sobre COESÃO, que definimos como: união, ligação, conexão, sentido, ou seja,, a relação de uma palavra com outra dentro de um texto.
A construção de um texto se faz em torno de um assunto, um tema. Esse tema, de uma certa forma, tem que ser referenciado até o fim do texto, que farão parte das argumentações discursivas. Dessa forma vai-se mantendo o assunto no fio do discurso e compondo o texto, a tessitura.
Um texto torna-se bem constítuido e coeso quando usamos elementos gramaticais coesivos (  operadores argumentativos , conjunções, pronomes, preposições e advérbios), no interior das frases, de forma adequada. Esses elementos são necessários para construir um texto. A  isso é  que denominamos 'coesão textual‘.
Podemos dizer que a COESÃO trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto.  Ela permite a ligação entre as palavras e frases, fazendo com que um dê sequência  lógica ao outro.
Dentre os estudos que abrangem a coesão, encontramos pesquisas de Koch (2000:21)  conceituando a coesão como:
“ O fenômeno que diz respeito ao modo como os elementos linguísticos presentes na superfície textual se encontram interligados, por meio de recursos também linguísticos, formando sequências vinculadoras de sentidos"

Objetivos

*
üDesenvolver uma “CARTA AO LEITOR “,com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, a partir da leitura do gibi  TURMA DA MONICA,  com o tem “ A PELE E O SOL “.
üMostrar opiniões e sugestões, debater  argumentos levantados  e fazerem criticas, perguntas e reflexões  na condição de leitor expondo ponto de vista ao assunto lido. Para o veículo de informação é uma maneira de  saber o que esta agradando a opinião pública.
 Analisar as produções dos alunos e avaliar  a coesão textual.

METODOLOGIA
1 . Explicar os objetivos e importância de uma carta ao leito, que será lida por muitas pessoas, que poderá expor suas idéias e sugerir novos outros fatos que poderão ser abordados.
2. Aproveitar assuntos de interesses dos alunos: ultimas notícias, aspectos relacionados a saúde, comportamento, violência, respeito, solidariedade, etc.
3. Ler o texto escolhido: gibi, panfletos, reportagens, crônicas, etc.
4. Interpretar oralmente,  ouvir várias opiniões, debatendo em classe e mostrando os vários caminhos/consequências
5. Os cuidados na hora de redigir a carta, revisar o texto e observar com atenção se há clareza nas frases, não fazer períodos longos, com repetições de idéias e palavras e se há erros de pontuação e grafia. Expor o ponto de vista com clareza e muita cautela.
6. Releitura
7. Expor no painel as  cartas.
ANALISE

Os resultados foram satisfatórios  e se preocuparam em redigir com competência. Observaram a opinião de seus colegas ampliando conhecimentos e assim os alunos desenvolvem:
. Respeito as diferentes formas de expressão, interesse pela leitura e interpretação, autonomia e criticidade crescente nas produções escritas, exercício  da cidadania por meio do domínio da língua formal e  valorização do uso do dicionário e ampliação do repertório.

CONCLUSÃO:   Através das observações feitas em sala de aula foi possível analisar o cotidiano escolar quanto às práticas de ensino utilizadas durante o processo da leitura e da escrita na rede pública municipal.   Ensinar a ler e escrever é um desafio que transcende. O compromisso da escola hoje é criar práticas nos alunos a cultura  do ler e escrever e  conseguir que todos cheguem a ser leitores e escritores, utilizando-se de textos diversificados como ferramenta para levarem os mesmos a ler o mundo, pois a escola tem o compromisso de fazer da leitura e escrita uma prática social.


BIBLIOGRAFIA:    KOCH, Ingedore Villaça. 2000.O texto e a construção dos sentidos. São  Paulo. Contexto.
    COSTA, Giselda dos Santos.2003, Texto e coesão textual.UNED Floriano. Disponível  em:       http://www.giseldacosta.com.br/public/2184327-Texto-e-coesao-textual, acesso em 07/11/2013 as 16:46 hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário